MEMÓRIA E IDENTIDADE PAULISTANA
Panfleto com a primeira programação do teatro. Fonte: Acervo Teatro Municipal
Autor: Desconhecido Fonte: Livro - CDD-981.611 - cartaz de inauguração do Teatro -
Autor: Desconhecida Fonte: Acervo Teatro Municipal - Titta Ruffo (barítono). Inaugurou o Municipal interpretando o papel título da ópera “Hamlet“
Panfleto com a primeira programação do teatro. Fonte: Acervo Teatro Municipal
“TEATROS PARA UM GRANDE PÚBLICO
As noites de São Paulo sempre foram animadas e contavam, desde 1864, com pelo menos um teatro de porte, O São José, a maior casa de espetáculosda cidade até consumir-se num incêndio, em 1898.
Na Rua Boa Vista, na cidade antiga, ficava o Teatro Santana, inaugurado em 1900, era considerado o melhor teatro da cidade na primeira década do século XX, sendo demolido por volta de 1912 para a construção do Viaduto Boa Vista.
Outro teatro era o Polietana, inaugurado com 3 mil lugares em 1892, na Rua de São João, destinado originalmente para ser um circo de cavalinhos. Este teatro acolheu companhias teatrais e de ópera, e abrigava também um botequim com cadeiras e mesinhas de ferro e um tiro ao alvo. Ao lado do Politeama ficava o Teatro El Dorado, em café cantante com mais de trinta camarotes, quatro frisas e 150 cadeiras, onde também funcionaram o Cassino Paulista e o Bijou Teatro.
Mesmo com esse número de casas, a pressão para que a cidade tivesse um teatro grande e suntuoso era forte e, em 1903, foram iniciadas as obras do Teatro Municipal com estrutura de ferro importados da Alemannha.“
Fonte: Livro - Sào Paulo de Piratininga: de pouso de tropas à metrópole.